Amigos Mara!!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Indignação

Salve Chico !!



 Fico indignada quando vejo um acriano se reportar a Chico Mendes como vagabundo e oportunista... Fica evidente a falta de auto estima da pessoa que nasceu no Acre execrar um homem com a história de vida de Chico. Ele aprendeu a ler aos 19 anos, mas isso não foi empecilho para que ele se torna-se um líder, sindicalista, ativista ambiental e uma grande ameaça aos interesses de fazendeiros e pecuaristas da região. Foram essas pessoas gananciosas e indignas que calaram sua voz aos 44 anos de idade, no auge da sua luta.
  O que mais chama atenção nesse cara é que ele teve um "in sight" em relação a questão ambiental quando falar em ecologia não era moda, ele teve uma sacada quando a maioria da população mundial dormia para a questão do futuro da humanidade na terra. Chico Mendes me enche de orgulho, encho a boca para falar desse meu valoroso conterrâneo.
Veja os amazonenses, como são espertos nossos vizinhos! Pegam dois bois de masculinidade duvidosa, um com uma estrela, outro com um coração na testa e transformaram-nos em um símbolo da sua cultura, e ai de quem fale mal dos tourinhos. Eles tiveram o brilhantismo de transformar isso numa linda festa regional, seus tambores ecoam em todo o mundo, os orgulha fazer parte dessa manifestação de alegria, e isso se chama auto estima. Temos outro exemplo em Alagoas, tente falar mal de Fernando Color em Maceió, os alagoanos não apedrejam um filho seu, por mais vergonhoso que tenha sido para eles sua passagem pela Presidência da República.
Desdenhar de um conterrâneo com uma história como a desse visionário protetor das florestas e dos seringueiros que foi Chico Mendes me parece um tiro no pé, para não falar numa falta de amor próprio gritante. Vale ressaltar que falo de um homem comum, com seus problemas, defeitos... Todos os heróis foram humanos, mas com lutas e objetivos nobres defenderam causas altruístas. Quando visitei a casinha do Chico em Xapurí, lugar onde ele foi covardemente assassinado, passei a admirá-lo mais ainda, pois percebi que ele não acumulou riquezas com sua luta, que afinal, também era seu trabalho, sua casinha parece de boneca, pequena, humilde, talvez seja por isso que muita gente não se identifique com ele, algumas pessoas não suportam a humildade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários enchem meu coração de alegria!!